New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

PROZYN NUTRITION: Alimentos fortificados, suplementos alimentares e o papel fundamental da Vitamina C na nossa saúde

PROZYN NUTRITION: Alimentos fortificados, suplementos alimentares e o papel fundamental da Vitamina C na nossa saúde

VITAMINA-C
15
jun 2020

Se temos verificado uma tendência forte nos últimos anos em relação à busca por maior saudabilidade, o cenário que temos vivido nos últimos meses tem gerado um interesse ainda maior do consumidor por ingerir alimentos ou suplementos alimentares que promovam a melhoria de sua saúde e, principalmente, fortaleçam a sua imunidade. Este fato pode ser facilmente percebido a partir de métricas utilizadas em site de buscas, que mostram o grande aumento da procura por perguntas como “o que fazer para aumentar a imunidade?”, que está entre as mais buscadas desde o início da pandemia.

Pensando nisso, apresentamos a série Prozyn Nutrition, composta por pequenos artigos que esclarecem dúvidas sobre alguns compostos, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo ou que promovam maior bem-estar e melhor qualidade de vida.

E se tratando de imunidade, impossível não começar falando de vitaminas. 

As vitaminas são micronutrientes essenciais para o nosso metabolismo, atuando em reações químicas fundamentais para o seu bom funcionamento e desenvolvimento. São compostos que não somos capazes de sintetizar, e por conta disso, devem ser ingeridos em pequenas quantidades diariamente, principalmente e preferencialmente através de nossa alimentação.

No entanto, vemos um mundo em que a rotina da população muitas vezes inviabiliza uma alimentação rica em nutrientes, ou seja, hábitos alimentares inadequados que acabam levando a uma deficiência na ingestão diária recomendada de micronutrientes.

Nesse contexto, existem duas formas alternativas principais para a complementação dessa ingestão diária: pelo consumo de alimentos fortificados ou de suplementos alimentares.

Os alimentos fortificados ou enriquecidos são adicionados de nutrientes a fim de reforçar seu valor nutricional, de acordo com regulamentação da ANVISA, seja para repor quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja suplementando-os com nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal. Já os suplementos alimentares são fórmulas farmacêuticas desenvolvidas para suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis, contendo nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados. É importante lembrar que para toda suplementação alimentar, é indicado um acompanhamento médico, a fim de suprir exatamente as principais deficiências individuais.

Para serem fortificados, os alimentos devem ser selecionados de acordo com suas características e a solubilidade do micronutriente a ser adicionado. Além disso, é importante a determinação da melhor forma química do nutriente, que deve ser biodisponível e estável em condições de estocagem. As dosagens devem ser seguras contra a ingestão excessiva, sem apresentar toxicidade.

E que tal começarmos tratando da

Vitamina C?

 

O ácido ascórbico, ou vitamina C, é solúvel em água e seu nome – derivado do grego – significa “sem escorbuto”, que era uma enfermidade que provocava inflamação na gengiva, hemorragia, dor nas juntas, perda de apetite e anemia em muitos marinheiros no passado, por conta justamente da deficiência dessa vitamina. Este tipo de vitamina é absorvido pelo intestino para exercer sua função nos diferentes tecidos do nosso corpo, e o excesso ingerido é excretado na urina. Por conta disso, é necessária a ingestão diária para garantir a manutenção e funcionamento de funções fisiológicas normais em que essas vitaminas são necessárias.

Além de ser essencial para o bom funcionamento do sistema imune, como tem se destacado, apresenta diversas funções importantes. É um poderoso antioxidante devido, por exemplo, à sua capacidade de formar complexos com íons metálicos, atuando na prevenção da formação e no combate aos radicais livres, que acumulados no organismo podem gerar diferentes prejuízos à saúde e bem-estar. Quando consumida em combinação com ferro, interage com este mineral de forma a auxiliar sua absorção pelo intestino.

Outra importante funcionalidade da vitamina C ocorre na produção de colágeno, em que atua como cofator de duas enzimas essenciais para esta biossíntese (na etapa de formação de hidroxiprolina a partir do aminoácido prolina), ou seja, é fundamental para manutenção e reparo de tecidos conjuntivos, como a pele. Além disso, auxilia na regeneração da forma reduzida da vitamina E, devolvendo a este outro importante nutriente a sua atividade biológica, e tem papel fundamental no metabolismo energético e de gorduras.

Seja para aplicação em alimentos (ex.: alimentos infantis, cogumelos, cerveja, vinho, refrescos e refrigerantes, entre outros) ou na produção de suplementos alimentares, a Prozyn possui produtos compostos por vitamina C de forma isolada, como é o caso do Ácido Ascórbico Prozyn, ou em premixes contendo também outras vitaminas e minerais desenvolvidos de forma personalizada para cada cliente, de acordo com características de produto e processo, que compõem a linha VitaMax®.

Eloisa Carmignola – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados