New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Bioconservantes para bolos de longa validade

Bioconservantes para bolos de longa validade

BIOPAN CAKE
22
fev 2021

A tendência por naturalidade em alimentos tem levado cada vez mais fabricantes a buscarem versões clean label para seus produtos. No mercado de bolos de longa validade, o desafio de limpar a lista de ingredientes é bastante difícil, mas novas tecnologias de conservação têm ajudado a indústria a alcançar esse objetivo.

São diversas as referências dos consumidores em relação a bolos. Existem os que são feitos nos próprios lares, a partir de pré-misturas ou de ingredientes avulsos. Há ainda os bolos fabricados em padarias e confeitarias profissionais, com suas inúmeras variações recheadas e cobertas. Por fim, existem os bolos industriais, que também contam com boa variedade de formatos, inclusões, recheios e coberturas. Enquanto as duas primeiras categorias (domésticos e artesanais) se caracterizam por apresentarem prazos de validade curtos, a de bolos industriais procura trazer a máxima conveniência e segurança aos consumidores, através de um shelf life mais estendido, de meses.

A indústria de bolos consegue alcançar longos prazos de validade microbiológica em parte pela própria natureza das formulações do produto, com muito mais açúcar que os pães, por exemplo. Além disso, utilizam-se outros meios para reduzir a atividade de água (aW) do bolo, como outros açúcares, xaropes e polióis. Ainda assim, para chegar na validade desejada, é necessário empregar conservantes como propionatos e sorbatos, aplicados na massa ou na superfície do produto assado.

Para atender à demanda de eliminar a declaração de conservantes químicos na rotulagem, a Prozyn possui a plataforma BIOPAN. O mais recente lançamento dessa família é destinado ao mercado de bolos, o BIOPAN CAKE, que é baseado na sinergia entre farinha fermentada e extratos vegetais. Esses componentes entregam uma ação fungicida e fungistática de maneira natural, com eficácia similar aos conservantes químicos tradicionais.

Para complementar a atuação antimofo, os fabricantes podem ainda utilizar BIOPAN S, uma solução enzimática para ser utilizada em conjunto com álcool de cereais como conservante de superfície. Aplicando BIOPAN CAKE e BIOPAN S, é possível afirmar que o produto final é livre de conservantes químicos, um forte apelo junto aos consumidores finais. Para conhecer mais soluções naturais e diferenciadas, entre em contato com o time de especialistas da Prozyn.

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Ricardo Mori – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.


Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados