Mais vida de prateleira para bolos com uso de conservantes naturais
- Prozyn
- Bakery
- 0 Comments

A tendência por naturalidade em alimentos tem levado cada vez mais fabricantes a buscarem versões clean label para seus produtos. No mercado de bolos de longa validade, o desafio de limpar a lista de ingredientes é bastante difícil, mas novas tecnologias de conservação têm ajudado a indústria a alcançar esse objetivo.
São diversas as referências dos consumidores em relação a bolos. Existem os que são feitos nos próprios lares, a partir de pré-misturas ou de ingredientes avulsos. Há ainda os bolos fabricados em padarias e confeitarias profissionais, com suas inúmeras variações recheadas e cobertas. Por fim, existem os bolos industriais, que também contam com boa variedade de formatos, inclusões, recheios e coberturas. Enquanto as duas primeiras categorias (domésticos e artesanais) se caracterizam por apresentarem prazos de validade curtos, a de bolos industriais procura trazer a máxima conveniência e segurança aos consumidores, através de um shelf life mais estendido, de meses.
A formulação de bolos, rica em açúcar, é uma aliada da indústria no momento de estabelecer prazos de validade microbiológica. Atuando na redução da atividade de água do produto, o açúcar contribui para a extensão de vida de prateleira. Porém, esse açúcar não é suficiente, uma vez que a demanda de mercado é mais exigente em relação a esses prazos, e, por isso, alguns outros ingredientes são aplicados para contribuir. Podem ser citados outros açúcares, xaropes e polióis, que também reduzem a atividade de água, e conservantes, que podem ser aplicados na massa ou na superfície do produto assado, como propionatos e sorbatos.
Geralmente, esses conservantes são químicos, e a fim de atender à demanda de eliminar a declaração de conservantes químicos na rotulagem, a Prozyn® possui a plataforma BIOPAN®. O mais recente lançamento dessa família é destinado ao mercado de bolos, o BIOPAN® CAKE, que é baseado na sinergia entre farinha fermentada e extratos vegetais. Esses componentes entregam uma ação fungicida e fungistática de maneira natural, com eficácia similar aos conservantes químicos tradicionais.
Para complementar a atuação antimofo, os fabricantes podem ainda utilizar BIOPAN® S, uma solução enzimática para ser utilizada como conservante de superfície. Aplicando BIOPAN® CAKE e BIOPAN® S, é possível afirmar que o produto final é livre de conservantes químicos, um forte apelo junto aos consumidores finais. Para conhecer mais soluções naturais e diferenciadas, entre em contato com o time de especialistas da Prozyn®.
SOBRE A PROZYN
A Prozyn® é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.
Conteúdo produzido pela equipe Prozyn®.
Deixe seu comentário