New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Como reduzir custos e aumentar a produtividade no setor sucroenergético?

Como reduzir custos e aumentar a produtividade no setor sucroenergético?

22
jun 2020

O Brasil é o maior produtor mundial de açúcar, seguido de grandes players como Índia, União Europeia, China, Tailândia e Estados Unidos, destacando-se também como quarto maior consumidor do mundo e principal fornecedor global de etanol produzido a partir de cana-de-açúcar.

As expectativas para o setor sucroenergético estavam altas no início deste ano, com um cenário otimista traçado para a safra 2020/21 em função da elevada produção de cana e um clima favorável, até que o surgimento do novo coronavírus se desdobrou em um momento de desafios e incertezas.

Por conta disso, é de imensurável importância a adoção de medidas para mitigar as perdas, reduzir os custos de processo e potencializar ao máximo a eficiência e a produtividade das fábricas. É neste contexto que a Prozyn, com seu DNA inovador, apresenta seu portfólio de soluções tecnológicas, que contribuem para o melhor aproveitamento da matéria-prima, redução dos tempos de processamento e gastos energéticos, maior eficiência das operações unitárias e, consequentemente, maiores rendimentos na produção de açúcar e etanol.

 

Tratamento do caldo e produção de açúcar

Polissacarídeos, como o amido e a dextrana presentes no caldo, interferem diretamente no processo de obtenção de açúcar, com impacto negativo no rendimento e qualidade final do produto. Esses compostos são responsáveis pelo aumento da viscosidade do caldo e do melaço, empobrecimento da cristalização da sacarose, menor aproveitamento nas centrífugas e redução da taxa de filtração, o que resulta em perdas de eficiência e baixa qualidade do produto final.

As linhas STARMAX® e DEXTRAMAX® foram desenvolvidas para a efetiva redução desses compostos e dos efeitos negativos que causam, proporcionando rápida redução da viscosidade, diminuição do tempo de processo e gastos energéticos, aumento da capacidade produtiva dos equipamentos e ganhos na qualidade do açúcar. A plataforma FILTRAMAX® também entra nesse contexto, classificando o açúcar em parâmetros de qualidade, como a filtrabilidade, e que pode ser comercializada para indústrias que exigem esse enquadramento.

 

Aumento de rendimento na produção de açúcar e etanol

RENDIMAX SUGAR é uma solução enzimática desenvolvida para aumentar o rendimento de açúcar por tonelada de Açúcar Total Recuperável (ATR), que atua na redução da viscosidade das massas, melhora a cristalização, reduz o tempo de lavagem e aumenta a recuperação de cristais nas centrífugas. Adicionalmente, a aplicação de RENDIMAX SUGAR ajuda na redução do uso de outros produtos químicos, como lubrificantes de massa.

Para o aumento do rendimento da fermentação alcoólica e maior produção de etanol com a mesma quantidade de matéria-prima, a Prozyn desenvolveu o RENDIMAX FUEL, produto que quebra eficientemente os açúcares não-fermentescíveis do mosto e disponibiliza açúcares metabolizáveis pelas leveduras, potencializando o rendimento fermentativo.

 

Controle da espuma e floculação na fermentação

A formação de espuma durante a fermentação alcoólica é um dos maiores problemas enfrentados pelas usinas, pois reduz a capacidade útil do equipamento, além de causar perdas por transbordamento. Para combater este fenômeno, são utilizadas quantidades significativas de antiespumantes e dispersantes sintéticos, o que representa grande parcela dos custos de produção em uma usina. KILLFOAM® é um antiespumante natural que atua diretamente nos compostos causadores de espuma, reduz sua formação e proporciona, ainda, diminuição significativa do uso de antiespumantes sintéticos, além de reduzir (ou possivelmente eliminar) o uso de dispersantes.

A floculação também é um fenômeno negativo causado pela agregação das leveduras entre si ou com bactérias, que diminui o contato entre o fermento e o mosto, reduzi o rendimento fermentativo e leva à sobra de açúcares no final do processo. O FLOCOMAX® atua na diminuição da floculação, aumentando a produtividade de etanol e a eficiência nas centrífugas.

 

Controle microbiológico na fermentação

As plataformas BIOK®, BIOMAX® e BIOZYN® são compostas por antimicrobianos naturais, desenvolvidos para combater a contaminação microbiológica nas dornas, que competem com as leveduras pelo substrato, produzindo compostos prejudiciais ao fermento, em detrimento à produção de etanol.

Nos encontramos num momento de grande desafio, em que os produtores precisam elevar a capacidade produtiva de suas fábricas ao máximo, com o intuito de se manterem firmes frente à inevitável recessão que a pandemia trouxe. A Prozyn trabalha com soluções personalizadas para usinas e possui técnicos especializados em sua aplicação, que avaliam as condições de processo de maneira holística e apresentam as melhores alternativas que se adequam à necessidade de cada cliente, contribuindo para o máximo potencial de produção e redução de custos.

Diego Oliveira – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados