New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Como reduzir o teor de açúcar nos alimentos mantendo as características sensoriais?

Como reduzir o teor de açúcar nos alimentos mantendo as características sensoriais?

redução de açúcar
17
ago 2020

O padrão de consumo de alimentos do brasileiro é caracterizado pela elevada ingestão de açúcar, incluindo o consumo de bebidas adoçadas, como, por exemplo, sucos e refrigerantes. Esse padrão é passado ao longo das gerações, e estima-se que mais de 60% de crianças menores de dois anos já consumiram biscoitos, bolachas ou bolos, e mais de 30% tomaram refrigerantes ou sucos artificiais.         

Esse consumo de produtos industrializados em demasia pode ser explicado pela sua praticidade, mas também pela falta de conhecimento sobre a composição deles. Esses hábitos têm desencadeado um aumento de taxas de excesso de peso, carências nutricionais e doenças crônicas não transmissíveis na população. Frente a isso, a redução de sódio, gorduras e açúcar tem sido foco das discussões em saúde pública, movimentando ações a nível nacional.

Os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, um plano de redução gradual de açúcar foi acordado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (ABIMAPI) e a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos). O monitoramento será feito a cada dois anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo a primeira análise no final deste ano. O objetivo é reduzir 144 mil toneladas de açúcar de bolos, misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, bebidas açucaradas e biscoitos recheados ainda em 2020. A ANVISA define açúcares como todos os monossacarídeos e dissacarídeos presentes em um alimento que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano.

Muitas indústrias já iniciaram o processo de redução do teor de açúcar em suas formulações. Dessa forma, o teor de açúcar médio em bebidas lácteas achocolatadas UHT está em torno de 9%, e em bebidas lácteas fermentadas e iogurtes, por volta de 8%, enquanto em petit suisse, pode chegar em 15%. Em alguns produtos, como é o caso de iogurtes com adição de polpa de frutas, além do açúcar presente na formulação, existe o açúcar da polpa, atingindo teor médio de 13% de açúcar no produto final.

O maior desafio para as indústrias de alimentos é o de reduzir o teor de açúcar mantendo as características sensoriais dos produtos, uma vez que o dulçor elevado e o corpo mais viscoso são características que agradam os consumidores brasileiros e que são buscadas no momento da compra.

Alinhada às tendências e buscando desenvolver soluções saudáveis que atendam às necessidades do mercado, a Prozyn traz em seu portfólio uma linha completa de produtos para redução de açúcar, a linha GREENSUGAR. Apresenta opções para redução de até 55% do açúcar, sem alteração das características sensoriais, e também produtos para a substituição total do açúcar, produtos zero açúcar, que agradam o paladar do consumidor. Podem ser usados em iogurtes, bebidas fermentadas e achocolatadas UHT garantindo a produção de alimentos saborosos e menos calóricos.

Em qual derivado lácteo do seu portfólio podemos auxilia-lo reduzindo o teor de açúcar através da aplicação de algum de nossos produtos da linha GREENSUGAR?

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Jéssica Sacchi Castilho – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Giovana Sapiensa Morais Diz – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados