Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Economia de água na indústria cervejeira: Uma necessidade mais que imediata

Economia de água na indústria cervejeira: Uma necessidade mais que imediata

Economia de água
28
dez 2017

O consumo sustentável de recursos naturais é uma tendência crescente nas indústrias, e está diretamente relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico sem destruição do meio ambiente. Suprindo as necessidades da geração atual e garantindo a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras, essa demanda tem sido resultado de uma globalização de valores e de transtornos, que tem sido gradativamente afetada por problemas ambientais.

As indústrias se conscientizam a cada dia da importância da gestão ambiental. A produção sustentável está se tornando viável graças ao desenvolvimento de novas tecnologias capazes de suprir necessidades de qualidade de produto, alinhando a redução do impacto ambiental ao aumento das margens de lucro.

 

Consumo de água nas cervejarias

A indústria cervejeira é uma das indústrias que mais utilizam água no seu processamento. Além de se tratar da principal matéria-prima de produção, representando cerca de 95% da composição da cerveja, também é utilizada na limpeza dos equipamentos das diferentes etapas do processo.

O consumo médio de água nas grandes cervejarias gira em torno de 3,5 litros para cada litro de bebida. Em micro cervejarias, esta proporção é ainda maior, podendo superar os 10 litros de água para cada litro de cerveja produzida. Trata-se de um índice crítico, tanto em termos ambientais quanto em termos econômicos. Órgãos reguladores ambientais estão sempre cobrando as indústrias de bebidas por reduções do consumo de água na produção. Por isso, observa-se uma crescente preocupação das empresas do setor com os recursos hídricos.

De forma geral, a indústria investe constantemente na redução de consumo de água em formas de reaproveitamento e devolução para a natureza, adotando boas práticas, como reutilização da água em várias etapas do processo e captação de água da chuva. Esta água captada passa por estação de tratamento e é usada, por exemplo, para limpeza e irrigação.

 

Novas tecnologias

Com o objetivo de entregar soluções às necessidades de seus clientes, atendendo a demandas cada vez mais sustentáveis, a Prozyn apresenta tecnologias que, por diferentes meios, levam à redução do consumo de água no processo de produção de cerveja.

 

STARMAX BEER SUPER

Solução enzimática desenvolvida para cozimento de adjuntos com alto teor de sólidos que atua de forma direta na economia de água no processamento de cerveja.

Permite aumento da capacidade útil da tina de cocção pela alteração nas proporções de água e adjunto, podendo atingir a relação de 2,2:1. Além disso, reduz o tempo de cocção, otimizando gastos energéticos e, consequentemente, o gasto de água para produção de vapor.

 

RENDIMAX BEER

Trata-se de uma solução enzimática para melhora do rendimento na sala de brassagem.

Além do desempenho superior ao das enzimas convencionais no rendimento e clarificação do mosto, a aplicação dessa tecnologia proporciona ciclos de filtração maiores e mais estáveis, o que diminui o número de CIPs e, consequentemente, o consumo de água.

 

LOWFOAM BEER

Antiespumante de alta performance, foi desenvolvido para aumentar a capacidade útil dos tanques de fermentação, melhorando também sabor, odor e espuma no produto final.

Quando dosado no fermentador, leva à menor formação de espuma durante o processo (Figura 1), gerando maior utilização da capacidade nominal do tanque. Com a menor formação de espuma, há uma menor aderência da mesma às paredes do fermentador, o que diminui o tempo de CIP e, consequentemente, o consumo de água na limpeza dos tanques. Além disso, com a redução do consumo de água, há menor geração de efluentes e custos de produção, o que vai ao encontro da economia de recursos e da diminuição de impactos ambientais para as cervejarias.

Aplicação de LowFoam Beer no processo de fermentação da cerveja com diminuição da espuma

Figura 1. Aplicação de LowFoam Beer no processo de fermentação da cerveja com diminuição da espuma.

 

Essa tecnologia possui uma série de outros benefícios, como a redução nas dosagens de lúpulo e a redução das perdas de proteínas responsáveis pela formação natural da espuma da cerveja.

 

CLEARMAX

Solução combinada de ácidos tânicos naturais de ação instantânea e altamente específica em proteínas de alto peso molecular. Sua aplicação pode ser feita em diferentes etapas do processo, com consequente redução de consumo de água. Neste caso, a redução do teor de proteínas de alto peso molecular e material orgânico é significativa e ocorre de forma gradativa, resultando em ciclos de filtração mais longos (Figura 2) e uma cerveja com maior estabilidade coloidal.

Comparação entre volumes filtrados por ciclo: com e sem a aplicação de ClearMax

Figura 2. Comparação entre volumes filtrados por ciclo: com e sem a aplicação de ClearMax.

 

Conclusão

De maneira geral, existe uma necessidade imediata na redução de consumo de água na indústria cervejeira, a fim de atender às demandas de processos produtivos sustentáveis, um grande desafio na produção de bebidas. Porém, com a utilização de tecnologias inovadoras, é possível atingir esse objetivo de forma eficaz, alinhando interesses ambientais e econômicos.


SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades mais específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização do processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Escrito por:

Eloisa Carmignola – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Jadyr Oliveira – Diretor Executivo

Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados