New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Enzimas para controle de floculação em fermentação alcoólica

Enzimas para controle de floculação em fermentação alcoólica

Floculação
18
nov 2020

A floculação das leveduras é um fenômeno muito comum, observado nas plantas produtoras de etanol a partir da fermentação de caldo de cana-de-açúcar ou melaço. Isso ocorre quando células individuais de levedura são agregadas entre si, formando flocos que podem sofrer flotação e, principalmente, sedimentação no fundo da dorna. Esse fenômeno dificulta a conversão dos açúcares presentes no mosto em etanol, uma vez que o contato superficial com o substrato é reduzido pelo agrupamento e decantação das células, o que diminui o rendimento da produção de etanol.

A floculação ocorre por diversos fatores, sejam eles advindos da própria genética da levedura ou externos, como o contato com gomas sintetizadas por bactérias contaminantes do processo – como a dextrana, produzida por Leuconostoc mesenteroides – , pelo contato com bactérias indutoras da floculação, e até mesmo pela contaminação por leveduras floculantes vindas da lavoura, também capazes de induzir cepas não-floculantes a se agruparem. Fatores proteicos relacionados à parede celular das leveduras, em associação à sais minerais, como o cálcio, estão comumente envolvidos e considerados os principais causadores da floculação. Outros fatores que podem ser citados são as baixas temperaturas, pHs acima de 3, concentração de células superior a 3×108 células/ml, e depleção de nutrientes no meio.

Para combater esse problema, as usinas utilizam habitualmente o tratamento do fermento com ácido sulfúrico, ajustando-se o pH da cuba para algo entre 2,0 e 2,5, onde permanece por aproximadamente 1 hora, com o intuito de reduzir a floculação e combater a contaminação bacteriana. O tratamento ácido da suspensão de levedura tem, porém, efeito temporário, sendo reversível com a elevação do pH pela adição de mosto.

A Prozyn desenvolveu, especialmente para esse propósito, a linha FlocoMax®, composta por enzimas que agem diretamente na parede celular das leveduras, com efeitos permanentes que podem se acumular ao longo dos ciclos fermentativos até que o fermento esteja “limpo”, reduzindo com eficiência as taxas de floculação. FlocoMax® proporciona, através da desfloculação do fermento, benefícios como a melhora da eficiência da centrífuga, redução da formação de espuma, possível diminuição do uso de ácido sulfúrico e, consequentemente, maior rendimento da fermentação.

Para casos em que a floculação é agravada por bactérias contaminantes, recomenda-se ainda o efeito combinado de FlocoMax® com os antimicrobianos das linhas BioMax® ou Biozyn®, compostos naturais que diminuem a carga microbiana e impedem sua proliferação no processo.

A Prozyn, com seu DNA inovador, trabalha continuamente no desenvolvimento de produtos para o setor sucroenergético, visando sempre os ganhos em produtividade e redução dos custos de produção.

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Diego Oliveira – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados