New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Estratégias para diferenciação em Farinha Doméstica

Estratégias para diferenciação em Farinha Doméstica

TIPOS DE FARINHA
13
jul 2020

O consumo de farinha de trigo nos lares brasileiros teve um aumento expressivo nos últimos meses, decorrente das medidas de isolamento social. Isso fez com que os moinhos voltassem a dar mais foco no produto destinado ao consumidor final, na tentativa de recuperar eventuais perdas nos segmentos de padarias e indústrias. Com o aumento da demanda, também cresceu a necessidade de diferenciação da concorrência.

Os moinhos desenvolvem tecnicamente suas farinhas domésticas conforme o uso principal que seus clientes fazem delas. Apesar de serem entendidas como multiuso, os consumidores as utilizam em suas casas, majoritariamente, para fazer bolos, tortas e biscoitos. Essas aplicações demandam farinhas de baixa força e não necessariamente muito claras. Nesse cenário, o espaço para diferenciação em produto é limitado, e os moinhos buscaram criar opções com coloração mais clara ou com adição de fermento químico.

Já em algumas regiões, além de bolos e tortas, existe o costume histórico de fabricação de pães em casa. Isso leva os fabricantes a desenharem seus blends de trigo, moagem e aditivação para essa finalidade também. Neste caso, o valor no produto pode vir da diminuição do tempo de sova manual, do aspecto chamativo e de maior maciez. A linha de correções de farinha MAXIPAN® traz um balanço de enzimas customizado para cada cliente.

Outra possibilidade de agregar valor à farinha está alinhada com o aumento de pesquisas na internet por pães rústicos feitos em casa, por vezes até com fermentação natural. Esses têm características diferentes daqueles pães caseiros tradicionais, com açúcar, ovo e margarina. A casca precisa ser crocante, o miolo com alvéolos grandes e o sabor levemente acidificado. Isso se obtém com alta hidratação, longos descansos na massa e utilização de fermento natural. Caso o moinho opte por lançar uma farinha específica para esse tipo de pão, as enzimas MAXIPAN® auxiliam em absorção e tolerância, enquanto a linha de massas madres em pó PANSABOR® confere o sabor típico de fermentação natural, mesmo sem a utilização de levain.

Os moinhos podem ainda optar por diferenciações de acordo com tendências de naturalidade e saudabilidade, buscando uma certificação de produto Orgânico, por exemplo, ou fortificando a farinha com blends de vitaminas e minerais, desenvolvidos dentro da linha VITAMAX®.

Assim, o cenário atual vem fazendo as empresas pensarem em alternativas que antes pareciam longe da realidade. Qualquer que seja o desafio, o time de técnicos da Prozyn está sempre à disposição para desenvolver soluções sob medida para seus clientes.

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Ricardo Mori – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados