New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Fibras: estabilização clean label em produtos lácteos fermentados e benefícios à saúde

Fibras: estabilização clean label em produtos lácteos fermentados e benefícios à saúde

fermentados Prozyn
08
jul 2020

Recentemente, nos deparamos com uma nova realidade de hábitos devido a todo o contexto de pandemia. Pode-se observar uma mudança nas tendências de consumo por parte dos consumidores, que estão demonstrando maior preferência por produtos com maior shelf life, mais saudáveis e funcionais.

A questão da saudabilidade não é recente. Já temos observado há algum tempo o aumento da preocupação do público com a origem dos ingredientes, que opta por rótulos com listas de ingredientes reduzidas e com produtos naturais, em substituição aos aditivos químicos. Algumas indústrias, inclusive, já inseriram nas gôndolas dos mercados versões clean label de seus produtos originais. Além disso, o aumento do ticket médio nas compras de supermercado indica que os consumidores estão dispostos a gastar mais para inserir produtos com essas características no seu dia-a-dia.

A estabilização de produtos, normalmente, envolve o uso de diversos hidrocoloides, que tornam o rótulo extenso e geram dúvidas no consumidor sobre o que realmente são e de onde são obtidos. Dessa forma, a possibilidade de utilização de fibras surge como uma boa alternativa à estabilização, através de um ingrediente de origem natural e funcional.  Fibras são polissacarídeos presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. São resistentes à digestão pelas enzimas alimentares humanas e, portanto, não são absorvidas pelo organismo, trazendo diversos benefícios à saúde, como o bom funcionamento do sistema digestivo, manutenção da microbiota intestinal, controle de glicemia e colesterol e melhoria do sistema imunológico.

As fibras são divididas entre solúveis e insolúveis, em que ambos os tipos são considerados prebióticos. Ou seja, como não são digeridas, servem de alimento para microrganismos benéficos que compõem a nossa microflora intestinal, os chamados de probióticos.

Algumas fibras, quando parcialmente hidrolisadas em posições específicas da cadeia e sob condições controladas, adquirem excelente capacidade de estabilização e levam ao aumento de viscosidade e melhoria de textura em produtos lácteos fermentados. Dessa forma, possibilitam a substituição total de outros estabilizantes e espessantes, com a entrega de um rótulo mais limpo.

Alinhada às tendências de mercado e na busca de soluções inovadoras aos seus clientes, a Prozyn desenvolveu a linha STABMAX® CLEAN, constituída por produtos à base de fibras parcialmente hidrolisadas, que fornecem estabilização aos produtos fermentados e substituem os hidrocoloides. Considerando ainda a importância dos produtos funcionais na dieta, a Prozyn lança uma nova linha, STABMAX® CLEAN PLUS, que além de garantir excelente estabilização, permite também o uso do apelo fonte de ou rico em fibras, que pode ser interessante em muitos casos, agregando valor ao produto.

 

Mas o que são os produtos ricos em ou fonte de fibras?

Segundo a RDC Nº 54, de 12 de novembro de 2012, produtos que possuem 2,5g de fibras na porção são considerados fonte de fibras, e aqueles que possuem 5g de fibras por porção são ricos em fibra. O indicado é uma ingestão diária de, aproximadamente, 25g.

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Jéssica Sacchi Castilho – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Giovana Sapiensa Morais Diz – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

 


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados