New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Manteigas com redução de até 85% do colesterol? Saiba como!

Manteigas com redução de até 85% do colesterol? Saiba como!

lesscol
12
jan 2021

Você sabia que é possível desenvolver uma manteiga muito mais saudável? Saudabilidade, como aponta a Euromonitor, é um atributo muito buscado, com 83% dos consumidores dispostos a gastar mais para obter um alimento mais saudável. A Prozyn, trabalhando sempre com inovação e de acordo com as tendências do mercado, apresenta o LessCol, uma solução que reduz em até 85% o colesterol em manteigas sem alteração sensorial. Antes de entrar nessa tecnologia, vamos entender um pouco mais sobre a questão do colesterol na manteiga e o seu impacto na saúde humana.

A manteiga é um produto rico em gordura, obtido a partir do creme ou nata do leite. Pode ter origem do leite de vaca, cabra, ovelha, entre outros. Seu principal componente é a gordura, que corresponde a 80% da formulação, e apesar de ser fonte de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, de cálcio e fósforo, não é rica em proteínas.

Por muito tempo a manteiga foi considerada vilã para a saúde devido à alta quantidade de gordura em sua composição. Mas gorduras saturadas não são maléficas para o organismo quando consumidas em pequenas quantidades, pois contribuem para a absorção de algumas vitaminas, assim como a redução de inflamações do sistema digestivo. Quando as gorduras saturadas são de origem animal, como é o caso da manteiga, são reconhecidas mais facilmente pelo nosso organismo e possuem melhor digestibilidade em comparação com outras gorduras como as do tipo trans e a insaturada, presentes na margarina. Logo, nos últimos anos, essa visão sobre o consumo da manteiga tem mudado, o que causou o aumento da procura do consumidor por esse produto, por mais opções, qualidade e diferencial.

Assim como em outros derivados lácteos, é encontrado na manteiga o colesterol, que é um tipo de gordura naturalmente produzido pelo nosso corpo, mas que também está presente em diversos alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras do tipo saturada, como: carnes, leites e derivados, frutos do mar e gema de ovo.


Aproximadamente 30% do colesterol do nosso organismo vêm da dieta, por isso é importante se atentar no consumo e manter níveis adequados do mesmo, já que contribui para a produção de hormônios, vitamina D e ácidos biliares. Porém, quando o colesterol é consumido em excesso, se deposita na parede das artérias potencializando o risco de complicações como diabetes e doenças cardiovasculares, tais como infarto e derrame. Cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol alto, e esse número é crescente em jovens de 12 a 17 anos, onde a taxa é de 20%. Atualmente, é uma das principais causas das doenças coronárias.

Trazendo uma inovação para o mercado de manteigas, a Prozyn lança o LessCol, um produto à base de amido modificado enzimaticamente que é capaz de remover até 85% do colesterol da manteiga, sem deixar alteração na textura, aparência ou nos atributos sensoriais, mantendo o sabor, mas agora de forma muito mais saudável. Ele também pode ser usado em conjunto com outras soluções Prozyn, como o LowSalt e a linha LactoMax®, para agregar ainda mais valor ao seu produto com redução de sódio e uma opção zero lactose.

Entre em contato com a Prozyn para implementar essa inovação no seu portfólio!

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Jéssica Sacchi Castilho – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados