New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

MegaFresh® Cake: mega maciez e frescor em bolos industriais

MegaFresh® Cake: mega maciez e frescor em bolos industriais

MegaFresh Cake
16
fev 2022

Com a volta às aulas, muitos pais estão cheios de dúvidas. Dentre elas, está “o que meu filho/a irá levar para o lanchinho?”. É muito importante combinar uma alimentação saudável a opções práticas e saborosas, que agradam até o mais difícil paladar. Os bolinhos individuais são sucesso garantido. Opções de produtos enriquecidos com vitaminas e minerais, por exemplo, junto a uma dieta equilibrada, podem ser aliados contra a fome dos pequenos.

Na tão esperada hora do recreio, abrir a embalagem e encontrar um bolinho seco e sem vida pode ser muito desapontador. Aparência e frescor são qualidades essenciais nessa categoria de produto. A perda da maciez e sensação de umidade é intensificada durante a sua vida de prateleira, principalmente em unidades individuais.

As principais causas de endurecimento e ressecamento do bolo são a migração de umidade do miolo para a crosta e o processo de retrogradação do amido. Este processo ocorre com o resfriamento do gel que é formado por esse polissacarídeo durante a cocção, tendo sua estrutura alterada e perda de água. O resultado reflete em grandes perdas econômicas em decorrência da diminuição da aceitação dos consumidores, que buscam, cada vez mais, bolos com frescor prolongado e que também tenham conservadas outras propriedades de textura, como coesividade e resiliência. Dessa forma, são grandes os desafios do mercado de bolos para assegurar o aumento do shelf life e controle de qualidade de seus produtos.

Várias têm sido as soluções propostas para retardar a evolução negativa da textura dos bolos. A aplicação de enzimas é uma delas, uma opção totalmente clean label e que apresenta alta performance.  As enzimas amilases, por exemplo, hidrolisam o amido presente na massa de bolo, produzindo dextrinas que retardam o processo de retrogradação durante o período de estocagem. Já as enzimas lipases podem ser empregadas na produção de emulsificantes e gorduras in situ, os quais se complexam com o amido durante o cozimento e contribuem para maior maciez, teor de umidade, sabor e shelf life do produto.

Com a tecnologia Prozyn MegaFresh® Cake, os bolinhos podem ser ainda mais especiais. Composta por uma nova geração de enzimas, MegaFresh® Cake surge como uma revolução para o mercado! Apresenta uma proposta de maior maciez e sensação de umidade frente a gerações anteriores para bolos, sem produzir efeito gomoso, nem afetar as propriedades reológicas da massa durante sua manipulação. Pode ser utilizada em diversos tipos de produtos, mantendo o frescor do bolinho por um tempo maior de vida de prateleira, desde sua saída do forno até o momento de consumo na hora do lanche.

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades mais específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização do processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Conteúdo produzido pela equipe Prozyn.


Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados