New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Microencapsulados: Tecnologia na Produção de Alimentos

Microencapsulados: Tecnologia na Produção de Alimentos

MICROENCAPSULADOS
22
jan 2021

Você sabia que existem ingredientes que são microencapsulados na indústria alimentícia? Atualmente, os fabricantes possuem um desenvolvimento cada vez mais avançado quando falamos da produção de alimentos. Mas afinal, o que isso significa?

Em termos gerais, o microencapsulamento é uma tecnologia de empacotamento de substâncias em cápsulas extremamente pequenas, a fim de liberar o conteúdo de forma controlada e sob condições específicas. Essas microcápsulas são produzidas para isolar e proteger ingredientes de condições do meio externo (temperatura, pH, umidade, ação enzimática e oxigênio, por exemplo), para obtenção de liberação controlada do composto (no delineamento de efeitos sensoriais, por exemplo), ou ainda para permitir a veiculação de compostos pela modificação de propriedades. Dessa forma, a aplicação de tecnologias de encapsulamento evita interferências no processo, o que possibilita o desenvolvimento de produtos sem alterações em formulações.

Um exemplo interessante de composto microencapsulado aplicado em alimentos é o ácido sórbico. Trata-se de um ácido orgânico muito utilizado como conservante, com alta efetividade contra mofos e leveduras. É uma ótima alternativa para aumento de shelf life em produtos de panificação, por exemplo, com aplicação máxima permitida de 0,1g/100g de farinha, de acordo com a legislação brasileira. No entanto, quando incluído diretamente na massa, atua também na inibição do fermento, sendo prejudicial ao produto final. Para contornar este problema, as indústrias geralmente aplicam maior quantidade de fermento ou aumentam o tempo de processo, gerando maiores custos e menor rendimento. Assim, o microencapsulamento deste tipo de composto permite que sua liberação ocorra durante o forneamento, de forma que o ácido sórbico não afete o processo fermentativo e atue em sinergia com o propionato de cálcio na extensão de shelf life de pães e bolos embalados.

A linha Preserve da Prozyn possui formulações elaboradas com a tecnologia de microencapsulamento para aplicação na indústria de alimentos, entre os quais está o Preserve AS, produto composto por ácido sórbico. Além disso, a Prozyn conta com uma equipe de especialistas técnicos com experiência na indústria para o desenvolvimento de produtos que atendam às diferentes necessidades de processo do cliente, agregando valor aos produtos.

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Eloisa Carmignola – Inovação, Propriedade Intelectual e Assuntos Regulatórios


Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados