New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Os benefícios do colágeno hidrolisado

Os benefícios do colágeno hidrolisado

Colágeno hidrolisado
18
nov 2021

O mercado global de colágeno deverá ultrapassar a marca de USD 5 bilhões até 2023, crescendo cerca de 7% ao ano. Os produtos com colágeno exercem papéis importantes para a saúde dos consumidores, através da atuação sobre as articulações, ossos, recuperação muscular e também para a beleza da pele.

A gelatina, um produto rico em colágeno, possui aplicações em diversas áreas, como alimentícia, farmacêutica e fotográfica. Entre suas funcionalidades, é possível dividir em dois segmentos. O primeiro é composto pelas suas propriedades gelificantes (força de gel, viscosidade, espessamento, texturização e ligação de água) e o segundo segmento, pela ação em superfície, ou seja, na estabilização e formação de emulsão, espuma, filme, coesão e adesão. Uma das principais características da gelatina é sua capacidade de formar soluções claras, transparentes, que podem ser resfriadas e depois novamente derretidas.

Ainda dentro desses segmentos, o colágeno hidrolisado pode ser utilizado para produtos nos quais se deseja um aporte de colágeno sem alteração de textura, como bebidas, suplementos proteicos e cosméticos. Além disso, o colágeno hidrolisado é composto por uma série de fragmentos de proteína que no intestino são parcialmente digeridos e fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações. Pode-se combinar a adição de colágeno na alimentação humana para suplementar a dieta de alguns aminoácidos, de modo a melhorar o balanço nutricional.

De acordo com a RDC 18/99, na indústria alimentícia, todo alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, é considerado FUNCIONAL. Com base no Informe 14 do Comitê Misto FAO/OMS/1970, o colágeno é um alimento. Ele não está sujeito a nenhum tipo de limitação nos produtos alimentares preparados, possui alto grau de segurança e valor funcional já comprovado em diversos estudos.

Em produtos à base de carne, o colágeno traz benefícios com a entrega de mais proteína e menos gordura. Dessa forma, o colágeno oferece inúmeras novas possibilidades, permitindo o desenvolvimento de produtos mais inovadores e sustentáveis. Além disso, graças às suas propriedades de ligação de água, ele contribui com processos de produção, melhorando a textura dos produtos finais.

PRODUÇÃO DE COLÁGENO HIDROLISADO

Na produção de colágeno hidrolisado, o colágeno nativo pode ser extraído de diferentes fontes, sendo a principal delas os tecidos bovinos, seguido dos suínos e marinhos. Tais fontes apresentam alta disponibilidade e biocompatibilidade com humanos, e sua obtenção pode ser realizada por ação enzimática, normalmente em pH alcalino e temperaturas moderadas.

Diferentemente de processos envolvendo reagentes químicos, a hidrólise enzimática pode ser feita de maneira específica e controlada, obtendo-se hidrolisados com características desejadas. O perfil de distribuição de peso molecular, atividade biológica, funcionalidade tecnológica e sabor são as principais características alteradas com mudanças de parâmetros de processo.

Este controle de produção, proporcionado pela tecnologia das enzimas, permite atingir o grau de hidrólise necessário e a produção de peptídeos bioativos, que possuem funcionalidade otimizada e direcionada para uma finalidade específica. As enzimas responsáveis por esse processo de hidrólise são as proteases. Cada indústria possui processos e objetivos diferentes na produção de colágeno hidrolisado, portanto pode haver uma protease com determinada especificação, ou até mesmo uma combinação de proteases, que se apresentarão como ideais para aplicação após a execução de testes laboratoriais e industriais.

SOLUÇÕES PROZYN

A Prozyn apresenta o maior portfólio de proteases do mercado, que compõem a linha Protezyn®. As soluções possuem amplo espectro de atuação, com aplicações extremamente versáteis e adequadas para cada processo, podendo atuar em diversas faixas de pH e temperatura.

Para a produção de colágeno hidrolisado, o destaque vai para o Protezyn® APP 3000, uma protease alcalina de grau alimentício concentrada, eficiente na hidrólise de diferentes tipos de proteínas. O Protezyn® NP 3200 atua em diferentes substratos de origem proteica, em pH neutro, reduzindo a viscosidade dos géis e o peso molecular de peptídeos e aminoácidos. Essa tecnologia pode ser aplicada na produção de colágeno hidrolisado e também em gelatinas.

Já o Protezyn® NEX é umpreparo enzimático de proteases que atuam de forma específica e em pH neutro. Elas degradam tanto as cadeias internas quanto as externas de proteínas e peptídeos, permitindo a obtenção de peptídeos de colágeno com baixo peso molecular, reduzindo o amargor resultante da hidrólise e melhorando o sabor. É importante ressaltar que a tendência ao amargor não depende somente do grau de hidrólise, mas também da estrutura dos peptídeos produzidos.

A Prozyn possui uma equipe técnica de especialistas altamente qualificados, além de um portfólio amplo e completo com soluções que garantem redução de custos, ganhos sensoriais, maior rendimento e ainda outros benefícios adicionais. E você, qual o seu desafio?

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Conteúdo produzido pela equipe Prozyn.


Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados