New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Plant based, a nova aposta da indústria

Plant based, a nova aposta da indústria

21
set 2020

A busca por uma vida mais saudável e equilibrada está diretamente ligada à alimentação. Com isso, os consumidores aumentaram a procura por alimentos orgânicos, mais naturais e de origem vegetal, assim como a exigência pela qualidade sensorial e nutricional para esse segmento. Segundo a Euromonitor, o Brasil já é o quinto maior mercado de alimentos saudáveis do mundo e, aproximadamente, 27% dos brasileiros dizem que estão reduzindo o consumo de carne na sua dieta, o que permite a abertura de um potencial espaço para produtos de origem vegetal.

Seja pelo desejo de diminuir o consumo da proteína animal no dia-a-dia, de buscar fontes diferentes de proteínas e nutrientes ou mesmo devido à intolerância a produtos de origem animal, essa demanda está ocorrendo, independentemente de se seguir ou não uma dieta vegetariana/vegana. Os alimentos à base de vegetais e cereais conquistam cada vez mais os consumidores e ampliam seu mercado de atuação, tornando-se uma ótima oportunidade para indústria de alimentos para diversificação do portfólio, e atingindo uma gama maior de mercado.

Até algum tempo atrás, eram poucos os produtos disponíveis no mercado, com a maioria à base de soja. Atualmente as opções aumentaram, assim como a diversidade das fontes vegetais e cereais, que passaram a incluir aveia, coco, amêndoas, castanha, arroz e ervilha, e até com formulações de alto teor proteico. Nos supermercados e restaurantes já é comum encontrarmos opções 100% à base de vegetais e cereais para substituir os tradicionais produtos de origem animal como hamburgueres, embutidos, bebidas UHT e fermentadas, sorvetes, suplementos esportivos, entre outros, que oferecem o mesmo aporte de nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas que suas respectivas versões de origem animal.

Plant based é um segmento com muitos desafios para formulação de novos produtos. Os sabores mais fortes e texturas diferentes presentes nos vegetais e cereais utilizados impactam na aceitação dos consumidores, que já estão acostumados com as percepções sensoriais dos produtos de origem animal. Alguns produtos precisam de aporte de minerais e vitaminas, por exemplo, que o vegetal sozinho não é capaz de oferecer.

Em paralelo ao crescimento desse mercado, a Prozyn ampliou seu portfólio com a plataforma PLANTZYME, uma linha inteira voltada para produtos plant based. Para auxiliar na questão da alta viscosidade, característica muito comum de bebidas à base de cereais ricos em amido, como arroz e aveia, a Prozyn possui a linha STARMAX, que hidrolisa o amido presente nesses cereais e, consequentemente, diminui a viscosidade, deixando os produtos bebíveis, com uma melhor característica sensorial, além de aumentar o dulçor devido à liberação de açúcares simples.

A linha GREENSUGAR é composta apenas por edulcorantes naturais e oferece um alto dulçor, não deixa sabor residual, e é uma opção de maior saudabilidade para substituição do açúcar nessa categoria de produtos.  Para aporte de minerais e vitaminas, há a linha VITAMAX. E como grande diferencial, a linha STABMAX PROTEIN, um blend enzimático capaz de amenizar sabores fortes provenientes das proteínas vegetais, melhorando o sabor e o mouthfeel no produto final.

E você, já pensou em ampliar seu portifólio com uma linha à base de vegetais?

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Jéssica Sacchi Castilho – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados