New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Produção de álcool: oportunidade sustentável na indústria de alimentos

Produção de álcool: oportunidade sustentável na indústria de alimentos

PÃO-EM-ALCOOL-PROZYN
07
maio 2020

A produção e o consumo responsável não é um assunto de hoje. Há muitos anos sendo tratado como parte de conceitos sustentáveis, este tópico pode e deve ser visto pela indústria de diferentes ângulos, identificando oportunidades. Além de cuidados como a aplicação de processos e sistemas não poluentes, o uso de fontes de recursos naturais e energias renováveis, e a garantia da entrega de alimentos seguros, a indústria alimentícia pode reaproveitar produtos fora de especificação ou retornados após seu prazo de validade para outras finalidades.

Entre os alimentos, existem diferentes alternativas, entre as quais podemos destacar aqueles produtos que são fontes de carboidratos, como os derivados de batata, batata-doce, trigo, mandioca, milho, aveia e arroz. Eles podem ser utilizados como substrato para a produção de álcool, um produto cujo consumo global tem aumentado recentemente pela maior demanda de sanitizantes.

A indústria de panificação, massas, biscoitos e confeitos tem ótimas oportunidades em relação a isso. Pães, por exemplo, são compostos por valores em torno de 40% de amido, e então podem ser utilizados como uma fonte alternativa de carboidratos para a produção de bioetanol.

O amido, que será utilizado no processo fermentativo para produção do álcool, deve ser inicialmente convertido a açúcares simples para viabilizar o seu consumo pelas leveduras responsáveis pela fermentação. A aplicação de enzimas neste processo é fundamental, e a Prozyn possui soluções de alta performance para uma liquefação e sacarificação efetivas, levando ao maior desempenho na fermentação, com maior produtividade e rendimento alcoólico.

LIQUEMAX promove a rápida redução de viscosidade e permite maior concentração de sólidos, além de viabilizar a redução de ácido sulfúrico adicionado. MAXIFERM GA converte dextrina em glicose com alta eficiência, demandando menores doses em relação a glucoamilases tradicionais. Já MAXIFERM PRO melhora a propagação e desempenho das leveduras com redução da necessidade de adição de fontes de nitrogênio, acelerando o processo fermentativo.

A Prozyn, através de soluções como estas que facilitam o reaproveitamento de insumos e subprodutos, reforça o seu comprometimento com as boas práticas de utilização dos alimentos.

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Eloisa Carmignola – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados