New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Qualidade, tradição e inovação na produção de queijos

Qualidade, tradição e inovação na produção de queijos

Quimozyn
08
out 2020

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) o Brasil foi o terceiro maior consumidor de queijos do mundo em 2019, atingindo 1,12 milhões de toneladas. Apesar do alto número total, o consumo por habitante ainda é baixo, o que revela um grande potencial de crescimento na demanda de queijo do país.

A expectativa de crescimento desse mercado para 2020 era de 1,9%, porém com a pandemia, o consumo de queijos sofreu uma alta retração, devido ao fechamento de restaurantes e redes de food service durante a quarentena, que representam aproximadamente 1/3 do consumo total do país. A expectativa é que esse volume volte a crescer no segundo semestre e, para 2030, existe uma projeção de atingir a marca de 9,6 quilos de queijo por habitante/ano, quase o dobro da média brasileira atual, que está em torno de 5,4 quilos por pessoa.

O consumo de queijos no Brasil ainda é baseado em queijos convencionais, como mussarela, queijo prato e requeijão, que dominam o mercado com 69% do volume total, enquanto os queijos especiais representam apenas 6,3%. No entanto, com o aumento do poder aquisitivo da população, a valorização da culinária e de novas experiências sensoriais, os brasileiros estão comprando cada vez mais queijos especiais, registrando um aumento de mais de 15% do consumo dessa categoria de queijos na última década.

Aproximadamente 50% da produção de queijos industrializados e artesanais está concentrada em Minas Gerais, onde a produção do queijo envolve tradição, experiência e história. Mas com a ampliação de laticínios familiares para grandes indústrias, o objetivo sempre foi manter qualidade passada ao longo das gerações e o mais difícil, manter a padronização.

Pensando em facilitar a vida do queijeiro e também em padronizar produções industriais, a Prozyn desenvolveu a linha QUIMOZYN, composta por quimosinas de alto rendimento, que atuam de forma específica na coagulação da caseína do leite, produzindo queijos com ótimo rendimento e qualidade sensorial.

A linha QUIMOZYN é composta pelo tradicional coagulante líquido, mas também possui o inovador coagulante em pó pré-dosado. Ele é um conceito novo dentro dos produtos tradicionais de mercado, que traz vantagens e praticidade. Possui ótima solubilidade, e por ser pré-dosado, elimina a etapa de pesagem na fábrica, padronizando as produções e evitando erros e desperdício. Cada sachet é feito de forma personalizada, para ser dosado por inteiro, de acordo com o tamanho do tanque de coagulação.

É um produto com shelf life maior que um coagulante líquido, pois por ser em pó é mais estável as condições de armazenamento. Não necessita de refrigeração, nem no transporte e nem na estocagem, o que facilita a logística do transporte e otimiza o espaço na fábrica, além de garantir ótimos resultados finais de tempo de coagulação, fatiabilidade, rendimento e sensorial.

E você, está esperando o que para otimizar e padronizar sua produção?

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Jéssica Sacchi Castilho – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados