Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Redução de açúcar na indústria de bebidas

Redução de açúcar na indústria de bebidas

Redução de açúcar nas bebidas
05
out 2017

De acordo com uma pesquisa publicada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), realizada em parceria com as empresas Nielsen e Kantar Worldpanel, os últimos anos têm sido marcados por consumidores cada vez mais preocupados com a saúde, que estão buscando alimentos naturais e mais saudáveis.

O consumo excessivo de açúcar é um risco para o desenvolvimento de obesidade e diabetes. Dados apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que o consumo médio diário de açúcares por brasileiros é de 16,3% do total de calorias com base numa dieta de 2.000 kcal, valor 63% maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 10%. Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde (2013) mostram que mais da metade (56,9%) da população brasileira está acima do peso ideal e 20,8% dos brasileiros são obesos.

A diabetes é uma doença crônica na qual o organismo do indivíduo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, e uma disfunção em relação a ela leva a hiperglicemia e falhas na utilização de glicose como fonte de energia pelo indivíduo. Caso este quadro permaneça por longos períodos, podem ocorrer danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Relatórios da OMS apontam que mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes, ou seja, 8,1% da população. A doença ainda é responsável pela morte de 72 mil pessoas por ano no Brasil.

Então, com o objetivo de alinhar cada vez mais a alimentação saudável a protocolos de legislação no país, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA) e o Ministério da Saúde têm proposto metas para redução de açúcar em alimentos industrializados, que hoje representam 19,2% do açúcar total consumido pela população.

 

Redução de açúcar na indústria de bebidas

Ainda que as metas propostas pelo Ministério da Saúde ainda não tenham sido decretadas, o setor de indústrias de bebidas tem atuado de forma voluntária em busca desse objetivo. Esse fato pode ser visualizado na Figura 1, que apresenta um gráfico com o número de lançamentos de novos produtos com teor reduzido de açúcar no segmento de bebidas não alcoólicas, no período de jan/2015 a jun/2017.

Lançamento de produtos na indústria de bebidas

 

Figura 1. Gráfico de produtos lançados por categorias de bebidas e por semestres no período jan/2015-jun/2017. (Fonte: Mintel).

 

No entanto, segundo a Mintel, 48% dos brasileiros ainda acreditam que a indústria de bebidas deveria se preocupar mais com a redução de açúcar.

Diferentes estratégias com essa finalidade têm sido aplicadas pelos fabricantes de bebidas. Algumas delas são a redução do tamanho das porções e a adição de edulcorantes artificiais. Um dos obstáculos para a indústria no uso de edulcorantes artificiais é a percepção negativa do consumidor. Segundo a Mintel, 26% dos brasileiros acreditam que sucos adoçados com edulcorantes artificiais são tão prejudiciais à saúde quanto sucos com açúcar. Estes substitutos ainda não possuem credibilidade de segurança de uso por grande parte da população, por isso, outras opções tecnológicas devem ser buscadas pela indústria.

Assim, açúcares alternativos e soluções enzimáticas são algumas das alternativas que podem atrair o consumidor por seu apelo mais saudável.

 

Novas tecnologias

Dentro deste conceito, sempre buscando atender às demandas de seus clientes, a Prozyn apresenta em seu portfólio novas tecnologias para aplicação na redução de açúcar, o STEVIOZYN e o SWEETMAX.

STEVIOZYN:

Trata-se de um edulcorante natural à base de estévia para perfeita substituição do açúcar. Sua principal aplicação ocorre em bebidas gaseificadas ou não, bebidas alcoólicas e bebidas lácteas.

A estévia é um pequeno arbusto perene que pertence à família dos crisântemos e é nativa do Brasil e do Paraguai. Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante, que, em sua forma natural, é 10 a 15 vezes maior do que o açúcar doméstico comum. Na sua forma comercial como pó branco, de esteviosídeo extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural. Além disso, não tem calorias, não apresenta sabor residual e ainda ajuda na redução do índice glicêmico e no controle de peso corporal, não sendo danoso para os dentes e estômago. A Tabela 1 apresenta a aplicação de STEVIOZYN para atingir diferentes teores de redução de açúcar.

 

Tabela 1. Aplicação de STEVIOZYN na redução de açúcar.

APLICAÇÕES 1 2 3 4
Açúcar (%) 48,2 38,56 33,74 28,92
STEVIOZYN (%) 0 0,32 0,48 0,64
Redução de açúcar (%) Padrão 20 30 40
Dulçor Elevado Menor que o padrão Semelhante ao padrão Baixo dulçor
Doçura Persistente Persistente Persistente Persistente
Residual Ausente Ausente Ausente Ausente

 

SWEETMAX

Uma grande inovação tecnológica desenvolvida pela Prozyn, trata-se de uma sinergia de enzimas que permite redução de 35% de açúcares e 20% de calorias. Isso é possível graças a alterações no perfil de açúcares presentes, entregando produtos com maior índice de dulçor que a sacarose. Os ingredientes contidos em SWEETMAX ainda não deixam sabor residual e são totalmente naturais.

Suas principais aplicações abrangem as indústrias de bebidas lácteas, refrigerantes e sucos e bebidas de frutas. Testes em consumidores com a aplicação de SWEETMAX em achocolatados não apresentaram diferenças significativas de sabor doce quando houve a redução de 35% de açúcares com aplicação de SWEETMAX.

 

Conclusão

De forma geral, é um grande desafio realizar a substituição do açúcar na indústria de bebidas e essa substituição deve ser feita de forma gradativa. Porém, com a aplicação de diferentes novas tecnologias, é possível se obter um produto final de qualidade, seguro e com boas características sensoriais, mesmo na ausência desse ingrediente.


SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades mais específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização do processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Escrito por:

Eloisa Carmignola – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Jadyr Oliveira – Diretor Executivo

Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados