New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Soluções Prozyn para produção de etanol de milho

Soluções Prozyn para produção de etanol de milho

etanol de milho
13
jan 2022

O milho é um dos cereais mais consumidos e importantes no mundo, apresentando grande versatilidade de utilização. No Brasil, foram produzidos cerca de 96 milhões de toneladas em 2020, e grande parte deste volume é destinado à alimentação animal, seja na forma de grãos inteiros, produtos derivados ou coprodutos de processo. O restante é consumido diretamente na alimentação humana ou processado pela indústria.

Por meio do processamento do milho, os grãos são separados em frações, como amido, óleo, fibras e glúten. Depois, estas partes podem sofrer modificações físicas, químicas ou bioquímicas, a fim de se adquirir funcionalidades variadas. Dentre as aplicações do milho, uma das mais importantes é para a produção de etanol, em que esse cereal passa por etapas de liquefação, sacarificação, fermentação e, por fim, a destilação.

A produção de etanol a partir da cana-de-açúcar ocorre pela fermentação direta do caldo ou do melaço, que são ricos em açúcares fermentescíveis. Já no caso do milho, seus grãos não apresentam quantidades significativas desses açúcares, mas sim de amido em sua forma nativa. Deste modo, para produzir etanol a partir do milho, o mesmo precisa passar primeiramente por processos de hidrólise que envolvem a utilização de enzimas específicas, as quais irão transformar o amido em açúcares passíveis de serem fermentados pelas leveduras e transformados em etanol.

No atual cenário, em que os preços dos combustíveis aumentaram consideravelmente, o grande desafio da indústria é garantir a maior eficiência possível de todas as etapas do processo, pela elevação do rendimento alcoólico, redução do tempo de processo, além da maior extração de óleo de milho e melhor qualidade do DDG (Dried Distillers Grains) e WDG (Wet Distillers Grains).

A Prozyn, com grande expertise em aplicações inovadoras para a fabricação de etanol de milho, possui diversas soluções para esse mercado. Na sequência, serão apresentados alguns dos principais destaques do portfólio Prozyn, que possui tecnologias selecionadas de acordo com as necessidades de produção e especificação de cada cliente.

Para uma liquefação de alta eficiência, que garante rápida redução da viscosidade, liberando dextrinas de menor peso molecular,aProzyn possui o LiqueMax® Super, um composto de alfa-amilases para conversão do amido, preparando o mosto para as etapas seguintes, de sacarificação e fermentação, na produção de etanol de cereais.

Com o intuito de aumentar o rendimento alcoólico, a Prozyn possui uma tecnologia promove a liberação de moléculas de glicose, que podem ser fermentadas pelas leveduras na fabricação de etanol. O MaxiFerm® GA Plus é uma solução de enzimas glucoamilases, que atuam na sacarificação das dextrinas formadas na liquefação a partir das extremidades não-redutoras.

Para melhoria da nutrição das leveduras a partir da hidrólise de proteínas do próprio milho, aumentando a velocidade de fermentação e a concentração de etanol, tem-se o MaxiFerm® PRO, um composto de proteases que promovem a liberação de aminoácidos e peptídeos.

Ainda para benefícios adicionais, podem ser aplicadas soluções naturais antimicrobianas com o BioMax® T, um antimicrobiano à base de extratos naturais de alta eficiência e pureza, de ação bacteriostática, que atua sobre a parede celular dos principais microrganismos contaminantes da fermentação.

Para melhorar a extração do óleo de milho, o coproduto de maior valor agregado obtido no processo, a Prozyn desenvolveu o EmuBreaker. Essa solução age na liberação do óleo aderido ao bolo úmido, arrastando-o em maior quantidade para a vinhaça fina e resultando em maior concentração no xarope. Pode-se aumentar ainda mais a extração através de uma sinergia com enzimas que hidrolisam as células intactas do milho, matrizes de proteína e outros polissacarídeos, que retêm grande parcela do óleo.

Atenta ao processo como um todo, a Prozyn traz em sua lista de soluções todas as tecnologias indispensáveis na produção do etanol de milho, até mesmo em etanol vindo de outras fontes.

A Prozyn possui uma equipe técnica com profissionais altamente qualificados. Seja qual for o desafio da usina, o time de especialistas da Prozyn desenvolve soluções sob medida, ao encontro das necessidades de cada um dos seus clientes. E você, qual o seu desafio?

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Conteúdo produzido pela equipe Prozyn.


Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados