New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Sorvetes: tecnologias para inovar nesta categoria

Sorvetes: tecnologias para inovar nesta categoria

sorvetes
23
set 2022

Em 23 de setembro é celebrado o dia do sorvete! Essa é uma data que simboliza o final do inverno e o início dos dias mais quentes no Brasil, período em que as vendas de sorvetes aumentam no país.

Produto adorado pelos consumidores, o sorvete corresponde a uma parte importante no mercado brasileiro. Segundo Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o Brasil conta com mais de 10.000 indústrias no setor, que geram um faturamento anual de 13 bilhões de reais. Atualmente, o Brasil é o 6° maior produtor mundial de sorvete e ocupa o 12° lugar no ranking mundial de consumo, que fica em torno de 4,98 litros/ano per capita.

Dentre as principais tendências na indústria de sorvetes, estão a busca dos consumidores por alimentos com teor de açúcares reduzidos e menor aporte calórico. Os resultados de uma pesquisa realizada pela Mintel, agência de análise de dados e pesquisa de mercado, mostraram que 33% dos consumidores veem o excesso de açúcar como uma barreira para o consumo de sorvete, assim como outros 23% indicaram que o valor calórico é o que impede um consumo maior do produto. A redução de teor de açúcar ganhou ainda mais destaque após a divulgação da nova regulamentação da Anvisa (RDC nº 429/2020 e IN nº 75/2020), que exige a indicação de informações nutricionais na rotulagem frontal dos produtos, como “alto teor de açúcar adicionado”.

A demanda por produtos zero lactose já é uma realidade entre os produtos lácteos e é impulsionada, principalmente, por consumidores que apresentam intolerância ao dissacarídeo. Os mesmos consumidores buscam cada vez mais uma maior diversidade de produtos dentro da categoria zero lactose, o que abre espaço para as indústrias de sorvetes apostarem nessa tendência. Esses produtos são produzidos através da hidrólise da lactose pela enzima lactase, gerando glicose e galactose. Esse processo de hidrólise, além de permitir o consumo dos sorvetes por indivíduos que seguem uma dieta restritiva, confere melhores características de textura ao produto final, como o aumento da viscosidade e da cremosidade do sorvete.

Sempre contribuindo com inovações para a indústria, com foco no sucesso de seus clientes, a Prozyn® possui a linha GREENSUGAR®, composta por alternativas naturais para redução parcial do açúcar, que conferem o dulçor necessário, sem deixar sabor residual. A linha GREENSUGAR® possibilita a produção de sorvetes mais saudáveis e naturais, que atendem as necessidades e tendências do mercado atual.

Além disso, a Prozyn® apresenta em seu portfólio a linha LACTOMAX®, composta pela plataforma mais completa de lactases disponível no mercado e desenvolvida para atender diferentes aplicações com alta eficiência de hidrólise, o que garante a produção de sorvetes zero lactose com a mais alta qualidade sensorial.

SOBRE A PROZYN®

A Prozyn® é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades mais específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização do processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Conteúdo produzido pela Equipe Prozyn®.


Posts relacionados
Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

2018 Prozyn. Todos os direitos reservados