New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

Utilização do Glicosímetro como alternativa ao Crioscópio na medição do grau de hidrólise da lactose

Utilização do Glicosímetro como alternativa ao Crioscópio na medição do grau de hidrólise da lactose

Glicosímetro
20
nov 2020

O crioscópio é um equipamento muito utilizado por laticínios como um método de análise rápida do leite recebido e também para acompanhamento do grau de hidrólise durante a produção de leite zero lactose. Seu princípio de funcionamento consiste no congelamento de pequenas amostras de leite, onde são obtidos valores de congelamento em graus Hovert (º H). Esse valor é inserido em uma fórmula pré-definida, que resulta, de forma indireta, no percentual de hidrólise de lactose da amostra. Nessa fórmula existem dados de gordura e lactose de um leite inicial padrão, logo, se o leite variar em algum desses parâmetros, o resultado já não será 100% preciso.

Durante a hidrólise da lactose o ponto de congelamento do leite abaixa, devido ao aumento dos açúcares redutores (galactose e glicose) formados após a quebra da molécula de lactose pela enzima lactase.  Essa redução do ponto de congelamento está diretamente relacionada ao aumento do grau de hidrólise do leite, porém, é comum nas horas finais de hidrólise ocorrer uma estabilização do ponto de congelamento, devido à formação de compostos de alto peso molecular, chamados de galacto-oligossacarídeos. Essas oscilações de leitura no crioscópio levam a um falso resultado do grau de hidrólise, geralmente menor que o valor real, aumentando o tempo de hidrólise em busca de um valor de crioscópio que talvez não seja atingido.

Pensando nisso, para permitir uma maior precisão e rapidez de análise no acompanhamento da produção de zero lactose na fábrica, a Prozyn desenvolveu uma correlação utilizando o glicosímetro, equipamento usado na medição de glicose em diabéticos. Com a quebra da lactose, um dos produtos formados é a glicose, que irá subir de forma proporcional ao aumento do grau de hidrólise. Esses valores obtidos no glicosímetro permitem fazer uma correlação entre o nível de glicose e o grau de hidrólise, com auxílio de um método mais preciso, o HPLC – Cromatografia Liquida de Alta Eficiência.

Abaixo, um exemplo de correlação do glicosímetro para acompanhamento da hidrólise do leite:

Figura 1 – Correlação para leite fluído.

Correlação para hidrólise de leite

 

Na tabela abaixo, temos um exemplo de valores de grau de hidrólise obtidos em diferentes metodologias de análise, onde é possível observar que o grau de hidrólise obtido no glicosímetro se aproxima mais do valor obtido na Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – uma metodologia de alta precisão – do que os resultados obtidos no crioscópio.

Tabela 1 – Grau de hidrólise obtido em diferentes metodologias.

Tempo
(horas)

Grau de Hidrólise (%)

Crioscópio

Glicosímetro

HPLC

 

4

56,30

56,30

57,00

 

8

74,90

74,70

74,70

 

12

79,80

80,00

79,70

 

16

86,00

87,90

88,50

 

20

88,30

94,50

94,80

 

22

90,80

97,50

97,50

 

24

91,00

97,86

98,93

 

 

A Prozyn fornece aos seus clientes o equipamento necessário para análise via glicosímetro, assim como o suporte técnico para desenvolvimento de correlação específica para cada produto, como uma alternativa segura e mais precisa ao crioscópio.

 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização de processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Carolina Aparecida Carluci – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Jéssica Castilho – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados