New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

WDG ou DDG? Tecnologias que garantem a segurança na utilização de ambos em nutrição animal

WDG ou DDG? Tecnologias que garantem a segurança na utilização de ambos em nutrição animal

WDG DDG
23
abr 2020

O investimento em usinas para produção de etanol de milho tem sido uma tendência nos últimos anos devido a benefícios apresentados pela utilização deste tipo de matéria-prima no processo. Entre estas vantagens está a produção de coprodutos, que são produtos de valor agregado também gerados a partir da fermentação do milho, além do etanol. Entre eles, podemos destacar o DDG (Dried Distillers Grains – Grãos Secos de Destilaria) e o WDG (Wet Distillers Grains – Grãos Úmidos de Destilaria).

DDG e WDG são produtos de grande importância para a alimentação animal e sua composição pode variar. De forma geral, são caracterizados por altos teores de fibras e proteínas, que, por sua vez, apresentam alta digestibilidade e grandes benefícios para a nutrição dos animais.

E qual a diferença na utilização de DDG e WDG? O WDG é o produto obtido diretamente após a finalização do processo fermentativo na produção de etanol, enquanto para a obtenção de DDG é necessária a aplicação de tecnologias de secagem. O DDG é um produto de maior custo, mas de mais fácil utilização por conta de sua maior estabilidade e maior tempo de shelf life. Já o uso de WDG apresenta-se como um grande desafio para os produtores, uma vez que seu alto teor de umidade somado a seu alto valor nutritivo propiciam o ambiente ideal para o crescimento microbiológico durante sua armazenagem, reduzindo seu tempo de shelf life e inviabilizando o seu consumo em criações de animais localizadas em lugares distantes das usinas de etanol.

Pensando na melhor forma de utilização destes coprodutos, viabilizando também a utilização de WDG de forma segura e sustentável, a Prozyn desenvolveu sua linha de soluções de antimicrobianos naturais BioMax T, que quando aplicada ao WDG produzido, evita o crescimento microbiológico ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de investimento das usinas em tecnologias de secagem. Por se tratarem de soluções naturais, não só permitem ao produtor obter um WDG com maior shelf life, mas também garantem a segurança na sua utilização como insumo para alimentação animal, sem deixar resíduos de antibióticos ou outros compostos químicos. 

SOBRE A PROZYN

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades mais específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo, otimização do processo e melhoria da qualidade do seu produto.

Eloisa Carmignola – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Posts relacionados
2018 Prozyn. Todos os direitos reservados